O primeiro dia, 20 anos depois
Aos 39 anos estou lançando minha carreira musical oficialmente. O sonho da adolescência ficou adormecido na adolescência, mas agora está de volta com toda força.
Sempre me interessei por música. Peguei aquela fase boa dos anos 90.
Minha formação como ouvinte se baseou na rádio Ipanema FM, uma rádio seminal de Porto Alegre, e MTV.
Minhas primeiras lembranças de uma experiência diferente ao ouvir algum som e sair impactado são Smells Like Teen Spirit (Nirvana) e Give It Away (Red Hot Chili Peppers).
Obviamente não sou o único, essas músicas e bandas são daquelas que chegaram de forma avassaladora.
Mas foi com Mamonas Assassinas que eu tive vontade e consciência de que queria fazer música.
Aqueles poucos meses de existência da banda com certeza mudaram minha vida e minha percepção.
Na adolescência descobri o Skate e do Skate foi um passo para o Punk Rock.
Conheci NOFX (das minhas bandas preferidas) no Skate.
Por volta dos anos 2000 consegui efetivar o sonho de ter uma banda. A Not4Sale nasceu com objetivo de tocar alguns covers de bandas que todos integrantes amavam e também com aquele desejo de fazer algo autoral.
Nessa época eu já escrevia algumas letras e arriscava alguns riffs de guitarra próprios. Entretanto, por uma falta de incentivo, baixa auto estima e um pouco de falta de conhecimento, isso ficou sempre como algo paralelo e em uma camada sonhadora.
A vida veio, e assim como para muitos, o desejo de fazer música foi soterrado por sub empregos que sugavam boa parte do meu dia e pela necessidade de se adaptar às engrenagens do sistema.
Avança 20 anos, cá estou em processo de lançamento do meu primeiro single e de um álbum.
Ao longo dos anos criei uma carreira sólida na área de tecnologia, fui de programador a empresário e um pouco antes da pandemia de 2020 comecei a organizar todo o material que acumulei nos últimos anos.
Neste período mais recente me aproximei da cena local de Porto Alegre, conheci pessoas incríveis, bandas maravilhosas e profissionais da música que viraram meus amigos e que estão me ajudando de alguma maneira ou outra a construir o que vou lançar em breve.
Este é o primeiro texto de uma série que pretendo fazer contando minha experiência na música.
Como fiz? Como está a cena? Como usei meu conhecimento técnico para ajudar na construção da minha carreira na música? Pretendo responder a essas e outras questões.
Esse espaço também tem como objetivo ser um canal direto com quem me acompanha, trazendo as novidades, lançamentos, etc.
Falando nisso, dia 24/01/2024 é o lançamento do meu primeiro single “I Don’t Wanna Die Young“.
Até breve.
Jay.